Lojas dos Místicos
Imagem de vwalakte- Freepik
É uma necessidade entendermos o termo “loja” porque na língua portuguesa este termo tem o significado de estabelecimento comercial, porém não têm o mesmo significado etiológico para outras línguas. E o termo Loja usado pelos místicos têm um significado diferente de local de comércio.
“Loge”, palavra francesa, que é o termo mais utilizado pelos Maçons dando a alusão ao período operativo da maçonaria, loge se refere a casa de um caseiro ou porteiro, um estábulo. Ou seja, é o recinto onde os maçons operativos se reuniam, guardavam suas ferramentas e instrumentos de trabalho, que são os símbolos para os seus valiosos ensinamentos. Mas os termos franceses para um estabelecimento comercial são “magasin”, “boutique” ou “commerce”.
Da mesma forma, em inglês o termo “lodge”, significa cabana, casa rústica, alojamento de funcionários. As palavras mais adequadas para estabelecimento comercial são “store” ou “shop”.
O italiano “loggia” significa cabana, pequeno cômodo. Os termos para um estabelecimento comercial são “magazzino”, “bottega” ou “negozio”.
Em espanhol, “logia”, derivada do termo italiano “loggia”, denomina alpendre ou quarto de repouso.Os termos para um estabelecimento comercial em “tienda” e “comercio”.
Ao estudar esse termo elevando os graus de compreensão, essa loja simbólica tem diversas proporções além do edifício físico. Essa loja é uma célula, uma morada para os ensinamentos. Local metafísico ou físico onde nos recolhemos para trabalhar os ensinos. Nossa memória, nosso coração, nossa mente, são ambientes onde podemos laborar sobre os ensinos.